Lourinhã
A Lourinhã é uma vila sede de concelho portuguesa localizada no litoral da sub-região do Oeste. O concelho localiza-se na extremidade noroeste do Distrito de Lisboa, possui uma área total de 147,17 km² e 25 735 habitantes (no Município) em 2011
(…)
O concelho da Lourinhã está dividido em 8 freguesias:
Lourinhã e Atalaia, com 11 755 habitantes;
Miragaia e Marteleira, com 3 583 habitantes;
Moita dos Ferreiros, com 1 734 habitantes;
Reguengo Grande, com 1 626 habitantes;
Ribamar, com 2 141 habitantes;
Santa Bárbara, com 1 943 habitantes;
São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, com 1 483 habitantes;
Vimeiro, com 1 470 habitantes;
No total o concelho é ocupado por 25 735 habitantes. A freguesia de Lourinhã e Atalaia é a mais populosa, com cerca de 12 000 habitantes e a freguesia com menos habitantes é Vimeiro, com cerca de 1 500 habitantes.
As freguesias de São Bartolomeu dos Galegos, Lourinhã e a vila de Ribamar têm tido grande construção imobiliária. A freguesia de São Bartolomeu dos Galegos teve um aumento muito grande da população, várias moradias foram construídas e também a escola da freguesia.
(in wikipedia)
O concelho da Lourinhã encontra-se inserido na Região do Oeste, sendo limitado a norte pelos concelhos de Peniche e Óbidos, a sul pelo concelho de Torres Vedras, a este pelos concelhos de Bombarral e Cadaval e a oeste pelo Oceano Atlântico. Pertence ao distrito de Lisboa, e dista 63 km do norte da sua sede, integrando também a Região de Lisboa e Vale do Tejo (Estremadura Litoral).
Em termos de acessibilidades, a Lourinhã é servida pelas Estradas Nacionais N.ºs 8/2, 247 e 361, que estabelecem a ligação a Torres Vedras, Lisboa, Caldas da Rainha, Óbidos e Bombarral. A autoestrada A8, cujos acessos se situam nas imediações do concelho, possibilita uma maior proximidade a grandes centros, como Lisboa e Leiria. Os transportes rodoviários são em grande número e com horários diversificados, abrangendo todo o concelho. A nível ferroviário, a Lourinhã encontra-se próxima das linhas de Torres Vedras e do Bombarral.
O concelho apresenta uma área de 146 km2, possuindo uma população de mais de 25.000 habitantes.
Devido à sua dualidade geográfica, com uma área agrícola que ocupa 80% do seu território e uma orla costeira de cerca de 12 Km, os principais campos económicos do concelho são a pesca e a agricultura, assumindo também o pequeno comércio um peso significativo na economia do concelho.
Os recursos naturais que possui, aliados às infraestruturas existentes, tornam a Lourinhã um concelho onde o mar, o campo e a tradição histórica se fundem sem, no entanto, ser descurado o futuro, para o qual se pretende um desenvolvimento sustentado e o bem-estar da sua população e dos seus visitantes.
(in: cm-lourinha.pt)